ORIENTAÇÕES PRÉ-CIRÚRGICAS

ORIENTAÇÕES PRÉ-OPERATÓRIAS 

  

Quando o animal é submetido a um procedimento anestésico-cirúrgico é importante seguir corretamente estas orientações:

I - Traga-o em jejum alimentar de 12 horas e de água de, no mínimo, 06 horas.

II - Banhe-o um dia antes da cirurgia, preferencialmente com sabonete ou xampú anti-séptico - por exemplo, a base de clorexidine ou triclosano, como Hexadene, Soapex, Protex ou Proderme.

III - Se o procedimento cirúrgico requerer o uso do colar elizabetano, favor trazer o mesmo no dia da cirurgia. Para ter certeza, pergunte ao Médico Veterinário se será necessário o uso do colar.
 

 

ORIENTAÇÃO ANESTÉSICA E CIRÚRGICA

Imediatamente após o retorno da anestesia, ele pode ficar confuso e não reconhecer seu dono. Portanto, tenha cuidado ao manipulá-lo para evitar mordidas involuntárias. Evite manipulações desnecessárias, porém nunca o deixe sem supervisão até que seu comportamento torne-se normal.

Durante a recuperação anestésica, ele pode também apresentar andar descoordenado. Deverá ser mantido em local baixo, onde não corra o risco de cair. Um ambiente sem muitos estímulos auditivos e visuais também contribui para um retorno anestésico tranquilo.

Deve-se também mantê-lo aquecido. Sugerimos trazer um cobertor ou manta para que o aquecimento seja mantido no transporte.

Alimentos e água podem ser administrados logo que ele levantar, porém desde que o mesmo os procure. Nunca force água, alimento e/ou medicamento no período pós-operatório imediato, pois ele pode engasgar e asfixiar.

A frequencia de troca e o tipo de curativo variam de acordo com o tipo de cirurgia e a evolução do quadro. Após a cirurgia informaremos a data do retorno, bem como a previsão de novos curativos e da data de retirada dos pontos.

A frequencia de troca e o tipo de curativo variam de acordo com o tipo de cirurgia e a evolução do quadro. Após a cirurgia informaremos a data do retorno, bem como a previsão de novos curativos e da data de retirada dos pontos.

 

ATENÇÃO

  • Qualquer procedimento cirúrgico envolve riscos anestésicos, cirúrgicos e pós-cirúrgicos.
  • Serão tolerados atrasos de no máximo 30 minutos, podendo a cirurgia ser remarcada.
  • O sucesso da cirurgia depende também da contribuição do proprietário no pós-cirúrgico.
  • Todas as cirurgias são agendadas para as 08:00 horas ou 14:00 horas, obedecendo a ordem de chegada e/ou gravidade do caso.
  • Em caso de emergências, cirurgias de caráter eletivo poderão sofrer atraso ou até mesmo serem remarcadas. O Hospital Veterinário não fornece os medicamentos para pós-operatório, sendo a compra destes de responsabilidade do proprietário.
  • Dependendo da gravidade do quadro clínico do animal, após a cirurgia, o Veterinário responsável indicará uma clínica particular para o mesmo ser internado, já que o Hospital Veterinário não possui internação 24 horas. O custo dessa internação não está incluso no valor da cirurgia e deverá ser pago a parte na clínica particular escolhida.