ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

NORMAS PARA ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

O Hospital Veterinário (HV-UFU) OFERECE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO para discentes do Curso de Medicina Veterinária de Instituições de Ensino Superior públicas e privadas, para as seguintes áreas:

·         CLÍNICA MÉDICA DE PEQUENOS ANIMAIS

·         CLÍNICA MÉDICA E CIRÚRGICA DE GRANDES ANIMAIS

CLÍNICA MÉDICA E CIRÚRGICA DE ANIMAIS SILVESTRES

·         CLÍNICA CIRÚRGICA DE PEQUENOS ANIMAIS

·         DIAGNÓSTICO POR IMAGEM (RADIOLOGIA E ULTRASSONOGRAFIA)

·         PATOLOGIA CLÍNICA VETERINÁRIA

·         PATOLOGIA ANIMAL
 IML ANIMAL

SOLICITAÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR NO HV-UFU

Enviar para o e-mail estagio@hv.ufu.br, os seguintes documentos anexados:

1.    Declaração ou carta de apresentação emitida pela Instituição de origem do aluno assinada pela parte competente (Coordenador de Estágio ou Coordenador de Curso), solicitando vaga para estágio Curricular Obrigatório, especificando a área que o aluno deseja realizar o estágio e o período de início no 1° dia útil do mês desejado e finalização no último dia do mês.

2.    Histórico Escolar atualizado constando o coeficiente de rendimento acadêmico (CRA).

PRAZO E ANÁLISES DE SOLICITAÇÕES

Os estágios deverão ser solicitados com no máximo 180 dias e mínimo 90 dias de antecedência e a resposta ocorrerá em no máximo 60 dias antes do início do estágio.

Após a liberação do resultado, o candidato terá 10 dias para confirmar o aceite do estágio, sob pena da vaga ser remanejada de acordo com lista de espera. A confirmação deverá ser realizada pelo e-mail estagio@hv.ufu.br.

Caso haja desistência após o período de confirmação, o solicitante e sua Instituição de origem devem comunicar imediatamente a Coordenação de Estágio do HV-UFU (estagio@hv.ufu.br), sob pena de suspensão de deferimento de novas solicitações de estágio oriundos da mesma instituição em casos omissos pelos próximos 6 meses.

DURAÇÃO DO ESTÁGIO

Os estágios terão duração mínima de 1 mês (160 horas). Para todas as áreas, o período de estágio inicia-se no dia primeiro e termina no último dia do mês solicitado.

CARGA HORÁRIA DIÁRIA

Serão avaliadas apenas solicitações de estágio cujo período de execução do mesmo permita que o estagiário permaneça em atividade durante todo o período de funcionamento do HV-UFU, sendo este das 7:00 às 17:00, com intervalo de 2h para almoço/outras atividades – totalizado 8h diárias. De acordo com cada setor, poderá ocorrer um rodízio no horário de almoço para que o atendimento de rotina não fique descoberto.

FALTAS, AUSÊNCIAS NO ESTÁGIO

É permitido ao estagiário, sobre condições especiais, justificadas e aceitas pelo supervisor de estágio e ou conselho do hospitalar, se ausentar do estágio.

No caso de falta não justificada ou programada com antecedência o estagiário receberá uma advertência do supervisor de estágio do HV-UFU. No caso de reincidência o estagiário receberá a segunda advertência seguida de suspensão de cinco dias úteis. O desligamento do estagiário será automático na terceira advertência.

INSUBORDINAÇÃO E OU INDISCIPLINA

O estagiário que cometer atos de insubordinação e ou indisciplina receberá advertência que de acordo com a gravidade poderá ser verbal ou escrita. No caso de reincidência o estagiário receberá a segunda advertência seguida de suspensão de cinco dias úteis. O desligamento do estagiário será automático na terceira advertência. Em caso de falta grave em que o supervisor achar necessário, o estagiário poderá ser desligado imediatamente com rescisão imediata do termo de compromisso de estágio.

MATERIAL INDIVIDUAL DE USO OBRIGATÓRIO

O estagiário deverá usar a vestimenta estabelecida pela área de estágio, a qual será especificada quando ocorrer o aceite da solicitação do estágio. Por se tratar de um ambiente hospitalar, faz-se necessário o uso do traje branco, jaleco branco, sapato fechado na cor branca nas áreas de Clínica Médica e Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais, Diagnóstico por Imagem, Patologia Clínica e Patologia Animal.

Devido ao grande número de estagiários que recebemos, o HV-UFU não pode fornecer o material de uso individual, rotineiramente necessário para atendimento (clínico, cirúrgico, obstétrico, etc). Sendo assim, faz-se necessário, pois, que cada estagiário, de todas as áreas, colabore trazendo uma caixa de luvas de procedimentos/mêspara a reposição de nossos estoques.

Estagiários das áreas de Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais e Clínica Cirúrgica de Grandes Animais devem trazer, por mês de estágio uma caixa de gorros, uma caixa de máscaras e uma caixa forros para sapatos (pro-pé), pijama cirúrgico. No centro cirúrgico, sugerimos usar o calçado modelo Croc, para uso próprio.

OUTRAS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

O estagiário que não apresentar a documentação exigida à coordenação de estágio do HV-UFU, até o primeiro dia do estágio, NÃO PODERÁ INICIAR O MESMO.

Recomenda-se que a vacina antitetânica e sorologia para raiva estejam em dia.

DECLARAÇÃO DE CIÊNCIA DE LIBERAÇÃO DE DADOS PARA RELATÓRIO DE ESTÁGIO

O estagiário deverá entregar na coordenação de estágio do HV-UFU, no primeiro dia de estágio, a declaração de Ciência de liberação de dados para relatório de estágio, preenchida e ASSINADA pelo orientador da instituição de origem. (formulário em anexo).

Contato Setor de Estágio: Fernanda Zoccoli - Telefone 3225-8407 estagio@hv.ufu.br