Laboratório clínico

 Patologia Clínica Veterinária

O Laboratório Clínico Veterinário Sebastião Firmiano Araújo dispõe na sua infraestrutura de equipamentos de Automação em Hematologia e Bioquímica.  Está organizado em dois módulos de laboratório.

Módulo 1: Laboratório Clinico Veterinário: utilizado para realização dos exames da rotina da Clínica de Pequenos e Grandes Animais, Animais Silvestres e como auxilio nos projetos de pesquisa em andamento na Faculdade de Medicina Veterinária, no programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias e outros programas de Pós-graduação da Universidade Federal de Uberlândia e de outras instituições de Ensino Superior.  É constituído de duas salas refrigeradas, onde são realizados exames de urina de rotina, hemogramas, análise de líquidos cavitários, líquido cafalorraquidiano, bioquímicas sanguíneas diversas, dosagens hormonais, exame do raspado de pele, coproparasitológico e pesquisa de hematozoários. 

Módulo 2: Laboratório de aulas práticas no qual são ministradas aulas práticas da disciplina de Patologia Clinica Veterinária aos acadêmicos do quinto período do curso de Medicina Veterinária.

            O Laboratório Clínico Veterinário (LCVET) fornece apoio realizando as seguintes análises laboratoriais: hemogramas, bioquímicas sanguíneas diversas, urinálise (EAS e alguns exames específicos), pesquisa de hemoparasitos nos projetos de pesquisa do Programa de Pós Graduação em Ciências Veterinárias, de outros Programas de Pós Graduação da Universidade Federal de Uberlândia e de outras instituições de ensino. Conta com o suporte técnico de dois professores, três técnicos em laboratório, dois residentes R1 e dois residentes R2 na área de Patologia Clínica Veterinária.