Laboratório clínico

Patologia Clínica Veterinária

O Laboratório Clínico Veterinário Sebastião Firmiano Araújo dispõe na sua infraestrutura de equipamentos de Automação em Hematologia e Bioquímica.  Está organizado em dois módulos de laboratório.

Módulo 1: Laboratório Clinico Veterinário: utilizado para realização dos exames da rotina da Clínica de Pequenos e Grandes Animais, Animais Silvestres e como auxilio nos projetos de pesquisa em andamento na Faculdade de Medicina Veterinária, no programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias e outros programas de Pós-graduação da Universidade Federal de Uberlândia e de outras instituições de Ensino Superior.  É constituído de duas salas refrigeradas, onde são realizados exames de urina de rotina, hemogramas, análise de líquidos cavitários, líquido cafalorraquidiano, bioquímicas sanguíneas diversas, exame do raspado de pele, coproparasitológico e pesquisa de hematozoários.

Módulo 2: Laboratório de aulas práticas no qual são ministradas aulas práticas da disciplina de Patologia Clinica Veterinária aos acadêmicos do quinto período do curso de Medicina Veterinária.

O Laboratório Clínico Veterinário (LCVET) fornece apoio realizando as seguintes análises laboratoriais: hemogramas, bioquímicas sanguíneas diversas, urinálise (EAS e alguns exames específicos), pesquisa de hemoparasitos nos projetos de pesquisa do Programa de Pós Graduação em Ciências Veterinárias, de outros Programas de Pós Graduação da Universidade Federal de Uberlândia e de outras instituições de ensino. Conta com o suporte técnico de dois professores, dois técnicos em laboratório, dois residentes R1 e dois residentes R2 na área de Patologia Clínica Veterinária.