Apresentação

O Hospital Veterinário Universitário da Universidade Federal de Uberlândia (HV-UFU), com 40 anos de existência, dispõe de infraestrutura física adequada, equipamentos modernos e profissionais especializados nas diversas áreas da Medicina Veterinária para proporcionar os meios necessários para o desenvolvimento da pesquisa e a investigação científica na graduação e pós-graduação em Medicina Veterinária e áreas afins. Constitui um importante centro de referência no atendimento especializado para animais de companhia (cães e gatos), animais silvestres e animais de produção como: bovinos, caprinos, ovinos, suínos e equinos.

O quadro funcional do HV-UFU é composto por 17 docentes, 36 Médicos Veterinários Residentes, 22 técnicos administrativos, 7 funcionários contratados pela Fundação de Apoio e 11 funcionários terceirizados, totalizando 93 profissionais distribuídos nas diversas especialidades.

O HV-UFU oferece significativa casuística para a realização de aulas, estágios curriculares obrigatórios e pesquisas experimentais da graduação e pós-graduação para os alunos da UFU e de outras Instituições de Ensino Superior, públicas e privadas, nacional e internacional. São atendidos em média, incluindo consultas e retornos, 50 animais/dia, 250 animais/semana, 1.000 animais/mês e 12.000 animais/ano. São realizados em média, por ano, 3.000 cirurgias, 35.000 exames laboratoriais de patologia clínica, 5.000 exames de imagem (RX, US e ECO) e 1.000 exames de patologia animal (necropsia, histopatologia e citologia).

Dentre os projetos de extensão universitária desenvolvidos pelo HV-UFU, destaca-se o Projeto: Controle Populacional de Animais de Estimação, pelo método de Esterilização Cirúrgica em Uberlândia-MG. Este projeto tem por objetivo minimizar os problemas inerentes à superpopulação de animais domésticos, promovendo equilíbrio entre a saúde pública e o bem-estar animal, respeitados os critérios técnicos, os preceitos e os princípios da moralidade e da eficiência. O convênio é firmado entre o Município de Uberlândia / Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e Universidade Federal de Uberlândia / Hospital Veterinário, são realizadas, por ano, 1.500 procedimentos cirúrgicos de esterilização de caninos e felinos (machos e fêmeas) provindos da população de baixa renda que realiza o cadastro no CCZ de Uberlândia.

No âmbito da pós-graduação Lato Sensu, oferece estrutura necessária para o desenvolvimento das atividades práticas do Programa de Residência Uniprofissional em Medicina Veterinária, aprovado pelo Ministério da Educação (MEC), com 36 vagas distribuídas nas áreas de Clínica Médica e Cirúrgica de Grandes Animais, Clínica Médica em Animais de Companhia, Clínica Cirúrgica em Animais de Companhia, Patologia Clínica Veterinária, Patologia Animal, Medicina de Animais Selvagens e Medicina Veterinária Preventiva.

MISSÃO

Prestar com qualidade, ética e dignidade, serviço de assistência médico-veterinária, conjuntamente com a atividade acadêmica de ensino, pesquisa e extensão, de modo a contribuir para o bem-estar homem/animal.

VISÃO DE FUTURO

Ser um Hospital Veterinário Universitário reconhecido regional, nacional e internacionalmente como referência no ensino, pesquisa e extensão em saúde animal.

VALORES/PRINCÍPIOS

- Comprometimento com a sanidade e bem-estar animal e saúde pública;

- Valorização do ensino, pesquisa, extensão;

- Defesa da consciência ética e sustentabilidade

FINALIDADES

O Hospital Veterinário da UFU tem por finalidades:

- Contribuir com as atividades de ensino, pesquisa e extensão na área Medicina Veterinária;

- Proporcionar meios para a pesquisa e a investigação científica na graduação e pós-graduação em Medicina Veterinária e áreas afins;

- Promover a qualificação, a capacitação, o treinamento e aperfeiçoamento de médicos veterinários, docentes, residentes e estagiários da UFU e de outras instituições;

- Prestar serviços à comunidade local e regional no campo de Medicina Veterinária.