Projeto de Castração
PROJETO
CONTROLE POPULACIONAL DE ANIMAIS DE ESTIMAÇÃOPELO MÉTODO DE ESTERILIZAÇÃO CIRÚRGICA, EM UBERLÂNDIA-MG.
Este projeto iniciou em 01 de julho de 2009, a partir do convênio entre Prefeitura Municipal de Uberlândia / Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), e a Universidade Federal de Uberlândia / Hospital Veterinário (HOVET-UFU).
O Projeto de Controle Populacional de Animais de Estimação tem por objetivo servir a sociedade dentro de uma concepção prática voltada para a minimização do problema da superpopulação de cães e gatos, propõe compartilhar experiências e resultados na busca de uma unidade efetiva na prevenção e combate a este problema. Este projeto foi concebido tendo como base as experiências de outras instituições de distintos locais e serve como referência no sentido de promover, através do controle populacional de animais, um equilíbrio entre a saúde pública e o bem-estar animal, respeitando os critérios técnicos, os preceitos éticos e os princípios da moralidade e da eficiência.
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) é responsável pelo processo de triagem dos animais a serem esterilizados, juntamente com a classificação socioeconômica dos Tutores. Deve priorizar o atendimento cirúrgico àqueles animais errantes, capturados nas vias públicas, proporcionando o desenvolvimento e o incentivo de uma Campanha de Adoção e Posse Responsável por parte da comunidade.
A partir do momento que o tutor do animal concordar com o ato cirúrgico, ele assinará um termo de responsabilidade, constando o risco que o animal estará sujeito em decorrência deste ato.
O Centro de Controle de Zoonoses fica responsável também pela realização de palestras educativas enfocando o tema Posse Responsável, além da confecção de materiais educativos para divulgação, sendo assim, referência como agente educador, dando importância especial ao conceito de responsabilidade e envolvimento da comunidade com os problemas de posse responsável e controle populacional.
O controle do número de procedimentos cirúrgicos realizados através do convênio ficará sob responsabilidade do Centro de Controle de Zoonoses, com a realização de relatórios mensais para a verificação do cumprimento do Plano de Trabalho.
Processo de triagem e critérios de seleção de proprietários de animais
Na fase de cadastramento dos tutores que demonstrarem interesse em submeter seu(s) animal(is) ao processo de esterilização cirúrgica, alguns cuidados e critérios devem ser considerados a fim de que a campanha, ao tempo em que se mostra eficaz e abrangente, possa assumir uma postura ética e justificar o seu caráter seletivo, evitando a vulgarização do ato cirúrgico e um eventual desconforto entre os profissionais da classe médico-veterinária.
Para a consecução dos objetivos propostos, o convênio estabelece que os tutores interessados sejam submetidos a uma avaliação socioeconômica. Prevê também a avaliação das condições físicas do(s) animal(is) inscrito(s), realizada por um Médico Veterinário, estando previsto, também, a visitação domiciliar. Operacionalmente, estão descritas, abaixo, as condições propostas para a seleção:
Exigências:
· residência fixa no município de Uberlândia-MG;
· vacinação anti-rábica atualizada;
· cadastro do(s) animal(is) no Centro de Controle de Zoonoses;
· idade animal mínima de 5 meses;
· condição física animal aparentemente satisfatória.
Documentação necessária para cadastro dos animais no CCZ (cópias)
- RG, CPF, comprovante de endereço,
- Comprovante de vacinação do animal contra raiva, atualizado,
- Certidão civil (nascimento, casamento ou casamento c/ averbação de divórcio, atestado de óbito para viúva (o).
- Comprovante de renda de todos os membros da família com soma até 3 salários mínimos.
- Se o tutor do animal for autônomo ou desempregado, cópia da carteira de trabalho das páginas: da foto e a seguinte, do último contrato e a página seguinte que estará em branco.
- Carteira de trabalho que nunca foi assinada folha anterior ao 1º contrato e folha do 1º contrato em branco.
- Se for solteiro (a), não trabalhar, morar c/ os pais ou sozinho trazer o comprovante de renda dos pais.
- Se for casado (a), apresentar comprovante de renda do cônjuge.
- Se for aposentado cópia do extrato bancário.
- Dados do animal: nome, raça, idade, cor, sexo, somente animais com idade acima de 06(seis) meses serão castrados.
Critérios:
- Família inclusa em Programas Sociais, a exemplo de Renda Cidadã, Renda Mínima, Bolsa Família etc;
- Renda familiar de até 3 (três) salários mínimos.
Prioridades:
- áreas de maior incidência de agressões por animais;
- áreas de maior incidência de zoonoses;
- áreas com maior densidade populacional animal;
- áreas com maior incidência de solicitações de animais errantes.
Processo de educação e conscientização
Realizar campanhas de educação e conscientização da população, incentivando o respeito e a posse responsável de animais, exercendo corretamente a cidadania.
Conscientizar a população da necessidade de esterilizar os animais, ainda que domiciliares, para que se ponha fim à cruel e criminosa prática do abandono de filhotes indesejados, que contribui para o aumento de animais de rua e a sua consequente exposição a maus-tratos.
Esse processo de educação e conscientização da população será realizado pela equipe de educação em saúde e pelos agentes de controle de zoonoses do Centro de Controle de Zoonoses, através de palestras em escolas, entidades e instituições, além de divulgações em feiras e eventos.
Atribuições da Universidade Federal de Uberlândia /Hospital Veterinário.
O Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia é o responsável pela realização da avaliação clínica dos animais agendados para a castração, pela realização dos exames laboratoriais necessários e pela realização do procedimento cirúrgico de esterilização.
São realizadas, por ano, 1.500 procedimentos cirúrgicos de esterilização de caninos e felinos (machos e fêmeas) provindos da população de baixa renda que realiza o cadastro no CCZ de Uberlândia.